Parque das Allamandas - Cemitério e Crematório
CENTRAL ADMINISTRATIVA 43 3371.8200
CEMITÉRIO 43 3371.8280

Notícias

CEMITÉRIO TRADICIONAL x CEMITÉRIO PARQUE

Desconhecido/ Fonte:Cemiterio sem misterio | 28 Aug 19 Tags:

No momento em que perdemos algum ente querido, uma de nossas preocupações é preservar a sua memória de maneira afetiva e cuidadosa. Por isso, a escolha de um cemitério é muito importante. 

Cemitério Vertical

O cemitério vertical surgiu para solucionar os problemas de falta de espaço para sepultamentos em grandes centros urbanos. Apesar da resistência que sofreu quando foi implementado, uma vez que quebrava certas tradições no momento pós-morte, foram sendo aceitos devido ao seu propósito.

Os corpos são sepultados em um prédio com espécies de gavetas, que se posicionam uma sobre a outra. Não há diferenciação entre elas, ou seja, os túmulos são padronizados, para mostrar que todos somos iguais. A cidade de Santos abriga o maior cemitério vertical do mundo, o Memorial Necrópole Ecumênica.

Cemitério Horizontal

Cemitério muito comum no Brasil, o cemitério horizontal é o cemitério tradicional. Há uma área aberta com jazigos, túmulos e placas de homenagem, os corpos são sepultados subterraneamente e há espaço para velórios e celebrações ecumênicas. Esses cemitérios têm sua história atrelada à Igreja, que sepultava os mortos ao redor de seus templos.

Nesse espaço, é possível notar grandes mausoléus ou capelinhas, conforme o poder financeiro daquele que foi sepultado. Pela ação do tempo, transformam-se em monumentos fúnebres abandonados, que aguçam a imaginação das pessoas em filmes de terror e semelhantes.

Cemitério Parque

Este tipo de cemitério surgiu na Europa, na década de 1950. No Brasil, foi instalado por volta de 1960, inicialmente em São Paulo e Rio de Janeiro, mas se consolidou nos anos seguintes em outras grandes capitais, como Curitiba e Salvador. Em Londrina, um cemitério parque de grande destaque e tradição é o Parque das Allamandas.

Sua principal característica é a ampla área verde, que vai além de um mero gramado. Apresenta um conjunto paisagístico harmonioso, contando com bosques, trilhas e outros atrativos naturais.

Além disso, os jazigos são subterrâneos, cobertos por gramado e o Jazgio (túmulo) identificado por uma placa apenas. Não é permitida a construção acima da superfície, para preservar a harmonia da paisagem.

Normalmente, esses locais oferecem serviços de velórios, capelas para celebrações ecumênicas e uma estrutura que acolhe os visitantes de forma afetuosa e cuidadosa. Tudo isso para criar um ambiente sereno, que favorece a reflexão, a introspecção e as homenagens de forma tranquila.

O Parque das Allamandas foi criado em 2011 e é um empreendimento que segue uma tendência mundial de valorização do espaço, transformando os cemitérios parques em locais de meditação e contemplação da natureza, tornando-se um lugar onde há paz e tranquilidade.

Confira nossas mídias
Acompanhe nossas redes sociais