O dia 02 de abril foi instaurado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, como uma forma de conscientizar a sociedade sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), sendo um transtorno que se configura na dificuldade de socialização e presença de comportamentos repetitivos, possuindo diversos graus desde os mais leves até os mais severos.
Esse dia, foi instituído pela Organização das Nações Unidas, no ano de 2007. O dia 02 de abril, é um dia muito importante, pois ainda há pessoas que não compreendem o que é o TEA, e a importância de se falar sobre o assunto. Compreender melhor o tema é um ponto crucial para que haja o fim do preconceito e da discriminação que rodeiam as pessoas com o Transtorno de Espectro Autista, as quais apenas demonstram uma maneira diferente de agir e encarar o mundo.
Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada cento e sessenta crianças, possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e nos últimos tempos tem-se observado um aumento nos casos pelo mundo, o diagnóstico precoce é de extrema importância para que tenham acesso as terapias, que são fundamentais para o desenvolvimento da criança.