SCRIPT DA SANTA MISSA DE DIA DOS PAIS

PARQUE DAS ALLAMANDAS | 09 Aug 23

19º DO TEMPO COMUM (verde, glória, creio - 3ª semana do saltério)

RITOS INICIAIS

Antífona
Considerai, Senhor, vossa Aliança e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa e não desprezeis o clamor de quem vos busca (Sl 73,20.19.22s).

Acolhida
PR:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo        AS: Amém.

PR: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco.

AS: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Reunimo-nos para celebrar a páscoa dominical e fazer experiência do encontro com Jesus  no silêncio do nosso coração, de modo que, assim aprendamos a caminhar do jeito dele. Presente na Palavra e na Eucaristia, o Senhor deseja fortalecer a nossa fé e ser nossa segurança nas tempestades que enfrentamos na vida. Celebramos em comunhão com os vocacionados à vida em família, especialmente com os pais, neste seu dia.

Ato Penitencial
PR:
No dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai (pausa). Confessemos os nossos pecados:

AS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras. atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. 

PR: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna 

AS: Amém.

Seguem-se as três invocações: Senhor/Cristo/Senhor, tende piedade de nós


Glória
PR:
Glória a Deus nas alturas: 

1) e paz na terra aos homens por ele amados. 
2) Senhor Deus, rei dos Céus, Deus Pai todo-poderoso.

1) Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, 
2) nós vos adoramos nós vos glorificamos, 

1) Nós vos damos graças por vossa imensa glória.
2) Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito,

1) Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai.
2) Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

1) Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.
2) Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

1) Vós que sois o Santo, só vós, o Senhor.
2) Só vós o Altíssimo, Jesus Cristo.

1) Com o Espírito Santo, na Glória de Deus Pai.

AS: Amém 

Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso senhor Jesus Cristo…

LITURGIA DA PALAVRA
A palavra nos revela a suavidade e a bondade de Deus, movendo-nos à solidariedade com os irmãos e irmãs indiferentes e afastados da fé e garantindo-nos a presença divina mesmo em meio a ventos contrários e águas agitadas.

l leitura (1 Reis 19,9.11-13)
Leitura do primeiro livro dos Reis - Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, o profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: “Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, por que o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no Terremoto. Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isso, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial 84(85)
Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade / e a vossa salvação nos concedei!

 

1.    Quero ouvir o que o Senhor irá falar: / é a paz que ele vai anunciar. / Está perto a salvação dos que o temem, / e a glória habitará em nossa terra. - R.

2.    A verdade e o amor se encontrarão, / a justiça e a paz se abraçarão; / da terra brotará a fidelidade, / e a justiça olhará dos altos céus. - R.

3.    O Senhor nos dará tudo o que é bom, / e a nossa terra nos dará suas colheitas; / a justiça andará na sua frente / e a salvação há de seguir os passos seus. - R.

ll Leitura (Romanos 9,1 - 5)
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos, não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência. Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor dos meus irmãos, os de minha raça. Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas e também os patriarcas. Deles é que descende quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém - Palavra do Senhor.

Evangelho (Mateus 14,22-33)

Aleluia, aleluia , aleluia.

Eu confio em nosso Senhor, / com fé, esperança e amor; / eu espero em sua palavra, / hosana, ó Senhor, vem me salva! (Sl 129,5) -R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas quando sentiu o vento, ficou com medo e começou a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro e lhe disse: “Homem fraco na fé, porque duvidaste?” Assim que subiram no barco, o vento se acalmou, os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és Filho de Deus!” - Palavra da Salvação.

Pistas para a reflexão
l leitura:
Perseguido por Jezabel, Elias foge para o monte Horeb, onde faz a experiência de Deus. Este porém não se revela mediante os elementos tradicionais - o vento, terremoto e fogo - e sim na brisa mansa e silenciosa. Muitas vezes é necessário “sair das formas tradicionais” para encontrar Deus. Ele se revela de maneiras inesperadas e variadas, também no silêncio do coração.

ll leitura: Paulo vê com grande tristeza e imenso sofrimento a rejeição de Jesus por parte dos Judeus. É tão grande o amor do apóstolo por eles, que seria capaz de desejar ser rejeitado por Cristo em favor de seus compatriotas, se isso os movesse ao compromisso com Jesus. A seguir, Paulo lhes apresenta alguns privilégios de sua condição de israelitas, como prova do amor de Deus. 

Evangelho: É preciso atravessar as ondas da resistência para expandir o Reino de Deus. “Caminhando sobre o mar”, Jesus como que antecipa a vitória sobre a morte  que será alcançada com a ressurreição, Convidada a encarar os desafios, a Igreja precisa fazer a travessia do “mar” pois a outra margem do lago é o lugar da missão. A comunidade não pode ficar fechada em si mesma por medo de enfrentar as adversidades, mas precisa ir às periferias (cf. também o artigo na página 62).

Profissão de fé

(Símbolo niceno-constantinopolitano)

PR: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso: 

1) criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. 
2) Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: 

1) Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, 
2) gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas.

1) E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus: (breve inclinação até “e se fez homem”)
2) e se encarnou, pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem. 

1) Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. 
2) Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, 

1) e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. 
2) E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim. 

1) Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; 
2) e com o Pai e o filho é adorado e glorificado: ele que falou pelos profetas. 

1) Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. 
2) Professo um só batismo para remissão dos pecados. 

1) E espero a ressurreição dos mortos 
2) e a vida do mundo que há de vir.

AS: Amém.

Preces da Assembléia

PR: Irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor da vida que olhe para nós e receba nossos pedidos de filhos e filhas. Digamos com fé:

AS: Senhor, ficai sempre conosco.

1.    Senhor, vós que vos manifestastes na brisa suave, acompanhai com vossa proteção a Igreja em seu percurso sinodal e em sua missa de evangelização, nós vos pedimos.

2.    Vós que suscitais o desejo de paz e justiça nos corações humanos, ajudai nossos governantes a dai passos firmes em direção da construção de uma nação fraterna e justa para todos, nós vos pedimos.

3.    Vós , cujo filho foi solidário aos apóstolos em perigo, vinde em socorro de todos os que passam por grandes tribulações e sofrimentos, nós vos pedimos.

4.    Vós, que amparais os que vacilam na fé, salvai vosso povo das “tempestades” que ameaçam sua vida e dignidade, nós vos pedimos.

5.    Vós, que sois nosso Pai, cumulai de forças e bênçãos os pais e todas as famílias, especialmente as afligidas por discórdias e doenças, nós vos pedimos.

(pode haver outras preces da comunidade)

PR: Senhor nosso Deus, que nunca abandonais vosso povo, acolhei as preces preces que vossa família reunida vos apresentou. Por Cristo, nosso Senhor.

AS: Amém.

LITURGIA EUCARÍSTICA

Na Eucaristia não basta que nos seja dado o sinal da presença de Cristo, o pão e o vinho; é necessária a fé, para reconhecermos o Senhor presente na assembleia.

(Após a preparação das oferendas)

PR: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.

AS: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a Santa Igreja.

Sobre as oferendas

Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os, por vosso poder, em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor.

Oração Eucarística VI - 

Jesus, caminho para o Pai

(Missal, página 854)

PR: O Senhor esteja convosco!

AS: Ele está no meio de nós.

PR: Corações ao alto!

AS: O nosso coração está em Deus.

PR: Demos graças ao Senhor, nosso Deus!

AS: É nosso dever e nossa salvação.

PR: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças sempre e em todo lugar, Pai santo, Senhor do céu e da terra, por Cristo, Senhor nosso. Pela vossa palavra criastes o universo e em vossa justiça tudo governais.Tendo-se encarnado, vós nos destes o vosso Filho como mediador. Ele nos dirigiu a vossa palavra, convidando-nos a seguir os seus passos. Ele é o caminho que conduz para vós, a verdade que nos liberta e a vida que nos enche de alegria. Por vosso Filho, reunis em uma só família os homens e as mulheres criados para a glória de vosso nome, redimidos pelo sangue de sua cruz e marcados pelo selo do vosso Espírito. Por essa razão, agora e sempre, nós nos unimos à multidão dos anjos e dos santos, cantando (dizendo) a um só voz.                                                                                                                                                                     

AS: Santo, Santo, Santo…
PR: Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida. Na verdade, é bendito o vosso Filho, presente no meio de nós, quando nos reunimos por seu amor. Como outrora aos discípulos, ele nos revela as escrituras e parte o pão para nós.

AS: O vosso Filho permaneça entre nós! 

PR: Nós vos suplicamos, Pai de bondade, que envieis o vosso Espírito para santificar estes dons do pão e do vinho, a fim de que se tornem para nós o corpo e o sangue do nosso Senhor Jesus Cristo.

AS: Mandai o vosso Espírito Santo!

PR: Na véspera de sua paixão, durante a sua última ceia, ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo: 

TOMAI, TODOS, E COMEI:

ISTO É MEU CORPO,

QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.

Do mesmo modo ao fim da ceia, ele, tomando o cálice em suas mãos, deu graças novamente e entregou aos seus discípulos, dizendo:

TOMAI, TODOS, E BEBEI: 

ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE,

O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. 

FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.

Eis o mistério da fé!

AS: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

PR: Celebrando, pois, ó Pai santo, a memória de Cristo, vosso Filho, nosso Salvador, que pela paixão e morte de cruz fizestes entrar na glória e ressurreição e colocastes à vossa direita, anunciamos a obra do vosso amor até que ele venha e vos oferecemos o pão da vida e o cálice da benção. Olhai com bondade para a oferta da vossa igreja. Nela vos apresentamos o sacrifício pascal de Cristo, que vos foi entregue. E concedei que pela força do Espírito do vosso amor, sejamos contados, agora e por toda a eternidade, entre os membros do vosso Filho, cujo Corpo e Sangue comungamos.

AS: Aceitai, ó Senhor, a nossa oferta! 

PR: Pela participação neste mistério, ó Pai todo-poderoso, santificai-nos pelo Espírito e concedei que nos tornemos semelhantes à imagem de vosso Filho. Fortalecei-nos na unidade, em comunhão com nosso papa (...) e o bispo (...), com todos os bispos, presbíteros e diáconos e todo o vosso povo.

AS: Vosso Espírito nos una num só corpo! 

PR: Fazei que todos os membros da Igreja, à luz da fé, saibam reconhecer os sinais dos tempos e empenhem-se, de verdade, no serviço do Evangelho. Tornai-nos abertos e disponíveis para todos, para que possamos partilhar as dores e angústias, as alegrias e as esperanças, e andar juntos no caminho de vosso Reino.

AS: Caminhamos no amor e na alegria!

PR: Lembrai-vos dos nossos irmãos e irmãs (...), que adormeceram na paz do vosso Cristo, e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes: acolhei-os na luz da vossa face e concedei-lhes, no dia da ressurreição, a plenitude da vida.

AS: Concedei-lhes ó Senhor , a luz eterna! 

PR: Concedei-nos, ainda, no fim da nossa peregrinação terrestre, chegamos todos à morada eterna, onde viveremos para sempre convosco. E em comunhão com a bem-aventurada Virgem Maria, com os apóstolos e mártires (com santo do dia ou padroeiro - inserir aqui a homenagem a São José e a benção a todos os pais) e todos os santos, vos louvaremos e glorificaremos, por Jesus Cristo, vosso filho.

Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre.

AS: Amém.

Pai-nosso

PR: Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:

AS: Pai nosso que estais nos céus…

PR: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo salvador.

AS: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre.

Oração pela Paz

PR: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos apóstolos: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz”. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima a vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Voz, que sois Deus, como o Pai e o Espírito Santo.

AS: Amém.

PR: A paz do Senhor esteja sempre convosco.

AS: O amor de Cristo nos uniu.

Fração do Pão

AS: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo…

PR: Provai e vede como o Senhor é bom; feliz de quem nele encontra seu refúgio. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

AS: Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

Comunhão

 

Antífona
O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo, diz o senhor (Jo 6,52).

Depois da Comunhão

Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor.

Ritos Finais

“Não deixemos que a família seja poluída pelos venenos do egoísmo, do individualismo, da cultura da indiferença e da cultura do descarte, perdendo assim seu DNA, que é o acolhimento e o espírito de serviço” (papa Francisco).

Benção Final

PR: O Senhor esteja convosco.

AS: Ele está no meio de nós.

PR: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.

AS: Amém.

PR: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.

AS: Graças a Deus.

Últimas postagens