Parque das Allamandas - Cemitério e Crematório
CENTRAL ADMINISTRATIVA 43 3371.8200
CEMITÉRIO 43 3371.8280

FAQ - PERGUNTAS FREQUENTES

O que é uma declaração de Óbito?

Documento regulamentado pelo Ministério da Saúde, onde o médico atesta a causa mortis de uma pessoa. O fornecimento deste formulário é único e exclusivo de Hospitais, IML ou estabelecimentos de Saúde regulamentados e fiscalizados pelo Ministério da Saúde. As Funerárias legalmente não tem acesso a este documento.

O que é uma certidão de Óbito?

Documento Obrigatório.

Documento expedido pelo Cartório de Registro Civil após o preenchimento da declaração de óbito. Este documento será definitivo da família, e nele constarão todos os dados pessoais da pessoa falecida. A hora, se possível, dia, mês e ano do falecimento; Para obtenção deste documento é necessário que um parente da pessoa falecida (PAI, MÃE, ESPOSO (A), FILHOS, NETOS, IRMÃOS) leve até o cartório responsável pela baixa os seguintes documentos:

- Documentos do Falecido (a) Declaração Óbito Original (sem rasuras e ou com preenchimento errado) Original da Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira de Trabalho da pessoa falecida (não serve cópia autenticada)
- CPF
- Titulo de Eleitor (ser for eleitor)
- Número de beneficio do INSS (se for aposentado)
- Certidão de casamento ou de óbito do cônjuge (no caso de separado ou divorciado, apresentar Certidão com Averbação) original ou cópia.
-Nome de todos os filhos com as suas idades.
- Declaração ou Atestado Médico quando algum filho da pessoa falecida for tido como INTERDITO. Obs.: O declarante ( PAI, MÃE, ESPOSO ( A ), FILHOS, NETOS, IRMÃOS ), que será responsável pela baixa, deverá levar carteira de identidade, ou outro documento oficial com foto.

O que é um Cemitério Parque e qual a diferença dos tradicionais?

Os Cemitérios Parques inovaram o conceito de preservação da memória dos que partiram. O Cemitério Parque apresenta um conjunto paisagístico harmonioso, onde predominam a natureza, beleza, serenidade e respeito, tornando-se propício para os momentos de evocação e reflexão, se diferenciando também por não permitir qualquer tipo de construção acima da superfície. Já os Cemitérios Tradicionais têm sua história intimamente ligada à igreja. Tem como característica construções em forma de mausoléus ou capelas, muitas das quais são uma verdadeira obra de arte.

O que é Jazigo?

Construção existente nos cemitérios executada com placas pré-moldadas onde são sepultados os corpos. Este espaço físico é composto normalmente de 03 gavetas (compartimentos) abaixo do nível do solo, com capacidade para 01 (uma) urna em cada gaveta.

Quem pode autorizar a abertura de um Jazigo para o sepultamento?

Podem ocorrer as seguintes situações:
A abertura de um jazigo pode ser autorizada pelo proprietário ou pelo co-proprietário do contrato.
No caso de falecimento do proprietário (Titular), e não houver um Co - Proprietário, a autorização poderá ser solicitada por membros da família, parente direto da pessoa falecida mediante a apresentação de documentos

O que é Exumação?

É a retirada dos restos mortais de dentro do jazigo (sepultura), acondicionando em uma urna especifica (caixa ossuária) possibilitando a reutilização do jazigo (sepultura).

Qual o tempo para executar uma Exumação?

O tempo mínimo para se realizar uma exumação é de 40 (quarenta) meses a contar do último sepultamento realizado no jazigo (sepultura).

O que é Transferência de Restos Mortais?

Quando a família deseja fazer a exumação e levar os restos mortais para outro cemitério.

É possível trazer para o Cemitério Metropolitano Parque das Allamandas os restos mortais de outro cemitério? Como se faz esse procedimento?

O proprietário do jazigo recebe uma declaração que possui um jazigo no Parque das Allamandas e que este está apto e a receber os restos mortais da pessoa falecida que a família deseja trasladar. Esta declaração vai para o cemitério de origem, se este for particular ou fora de Londrina, ou para a Acesf se for um cemitério municipal. Posteriormente e agendado a data da exumação no cemitério de origem e do sepultamento no Parque das Allamandas na mesma data e realizado o procedimento.

O que é Cremação?

É um processo que transforma um corpo em cinzas de forma rápida. É realizada através de um equipamento de alta tecnologia, projetado exclusivamente para este fim. As cinzas são acondicionadas em uma urna especial, escolhida pela família dentre várias opções. Esta urna pode ser guardada em nichos, no columbário ou sepultada em jazigos, ou mesmo ser levada pela família para determinados destino conforme a própria vontade de pessoa cremada ou de seus familiares.

A cremação dispensa velório?

Não. Numa cremação todo cerimonial de velório permanece o mesmo, permitindo assim a realização de todas as cerimônias tradicionais de um funeral.

O que é feito com as cinzas?

As cinzas resultantes da cremação serão recolhidas individualmente e acondicionadas em urna apropriada escolhida pela família, devidamente identificada com o nome do falecido, data de falecimento e data de nascimento. Esta urna pode ser guardada em nichos, no columbário ou sepultada em jazigos, ou mesmo ser levada pela família para determinados destino conforme a própria vontade de pessoa cremada ou de seus familiares.

Por que comprar um jazigo antecipado?

Sabemos que a morte é um assunto que ninguém quer tratar, mas extremamente necessário e certo para todos nós. Através da compra antecipada do jazigo para a sua família, esse momento se torna menos oneroso e doloroso para os familiares.

A aquisição antecipada garante a comodidade em relação aos pagamentos que podem ser facilitados e mais adequados ao orçamento familiar, além da tranquilidade na hora da despedida do ente ou amigo querido.
 

Posso sepultar quem eu quiser no meu jazigo?

Somente com expressa autorização do titular ou procuradores.

Preciso da 2ª via do boleto para pagamento. Como faço?

Ligar para (43) 3371-8200 ou acesse a área do cliente. 

Posso vender meu jazigo? Como funciona?

É permitido transferir o jazigo a terceiros, desde que o cessionário esteja rigorosamente em dia com suas obrigações, mediante o pagamento de eventual saldo residual pela concessão e que tenham sido pagas todas as taxas de administração, manutenção ou qualquer outra que tenha sido fixada como imperativa ao bom funcionamento do “Cemitério Parque das Allamandas” É necessária a anuência e aprovação do Cemitério, mediante uma taxa com base na tabela vigente. De qualquer modo, o cessionário e o terceiro precisará ir no escritório situado no endereço Praça La Salle, 45 - Londrina/PR para fazer as devidas exigências.

Qual o endereço e telefone do Cemitério Parque das Allamandas?

Cemitério:
Rua Joanna Rodrigues Jondral, 155 - Londrina/ Paraná 

Escritório:
Praça La Salle, 45. - Londrina/ Paraná

Posso ampliar o meu jazigo?

Não. A construção é padronizada não cabendo nenhuma alteração de reforma ou ajuste físico.

O que são jazigos especiais?

São jazigos que comportam até 500 kilos e com medidas maiores que os tradicionais, para caber pessoas com obesidade. 

Londrina tem funerária?

Em Londrina, a única empresa autorizada a fazer seviços funerários é a ACESF (ADMINISTRAÇÃO DOS CEMITÉRIOS E SERVIÇOS FUNERÁRIOS DE LONDRINA) ela fornece urnas ou caixões mortuários, a remoção dos mortos, a instalação e manutenção dos velórios públicos e a autorização e fiscalização daqueles pertencentes a particulares, o transporte dos mortos, por estrada de rodagem, para outros municípios. 

O que é tanatopraxia?

Tanatopraxia é o procedimento que consiste na preparação de um cadáver para o velório ou funeral, assim o corpo não sofrerá, pelo tempo solicitado pelos familiares (e ou outros), a decomposição natural.


Um dos motivos da tanatopraxia é evitar que o cadáver se transforme num potencial perigo para a higiene e saúde públicas, pois, foi possível registrar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais em decomposição. Sendo que de fato as bactérias não patogénicas num ser vivo perduram depois da morte.


A fim de evitar a decomposição do corpo, é utilizada a técnica que consiste na aplicação de injeções de produtos bactericidas, com o objetivo de destruir as bactérias existentes, como estabelecer um ambiente assético capaz de resistir a uma invasão microbiana.
Corpos mutilados também recebem tratamentos de restauro e cosmética para tentar restituir o aspecto natural dos traços do falecido com o objetivo de atenuar o sofrimento dos familiares.

o que é seguro DPVAT?

O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (vias terrestres). A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com essa responsabilidade.


O Seguro Obrigatório DPVAT foi criado com o objetivo de garantir às vítimas de acidentes causados por veículos, ou por suas cargas, indenizações em caso de morte e invalidez permanente, e o reembolso de despesas médicas. As indenizações do DPVAT são pagas independentemente de apuração de culpa, da identificação do veículo ou de outras apurações, desde que haja vítimas, transportadas ou não. O Seguro determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o DPVAT.


O atendimento às vítimas e beneficiários é feito por extensa rede distribuída em todo o território nacional. Ao interessado, basta escolher uma das seguradoras consorciadas e apresentar a documentação necessária. Complementando essa estrutura de atendimento, a Seguradora Líder disponibiliza a Central de Atendimento DPVAT (0800-221204), que atende gratuitamente ligações de todo o Brasil, de segunda a sexta feira, no horário das 8h às 20h, e, aos sábados, das 9h às 15h. Além disso, coloca à disposição do público um endereço eletrônico para contato, através deste site.

O que é Plano de Assistência Funeral?

O Plano de Assistência Funeral garante todo serviço funerário, oferecendo tranquilidade no momento mais difícil da vida do ser humano que é a partida de alguém que se ama. O Plano Funeral inclui serviços como traslado, velório, ornamentação, urna, sala de velório, serviço de copa, coroa de flores, despesa de sepultamento, lápide, lista de presença e uma assistente familiar para dar todo suporte aos familiares. 

Confira nossas mídias
Acompanhe nossas redes sociais